Article: A curiosidade faz acontecer

“O que mais me motiva é a cara dos clientes quando verificam que superámos as suas expetativas”

Com uma carreira de 15 anos dedicados às àreas do Turismo, Cultura e das Tecnologias e formada em Gestão pela Universidade Católica, Mafalda Ricca, CEO da X-Plora, tem experiência comprovada em marketing, vendas e gestão, tendo trabalhado para a Agência Invest in Portugal, Kidzania, Merlin Entertainment e Gema Digital.

A DO it! quis saber como é que esta CEO, mãe de três filhas, fundadora da X-Plora, lidera, assegura resultados, mobiliza e motiva os seus colaboradores.

 

DO it!: QUAIS FORAM OS MOMENTOS-CHAVE DA SUA CARREIRA?

MR: Trabalhei ligada ao turismo e aos Parque Temáticos. Recordo com especial carinho a minha passagem pela Kidzania onde tive bastante sucesso na angariação de parceiros para o projeto. Depois de vários anos na Gema Digital, dedicada às tecnologias, fui convidada para liderar a X-Plora (visitas guiadas – guias multimédia). Com uma filha a nascer em plena pandemia e a nova empresa a afirmar-se no mercado, precisei de muita determinação e coragem. A minha experiência na área do Marketing e das Vendas ajudaram-me muito durante a pandemia. Orgulho-me do meu percurso pois tive sempre muita garra e paixão em tudo em que me envolvi.

DO it!: O QUE SENTE QUE A DIFERENCIA?

MR: Sem dúvida a perseverança. O acreditar. Criar e desenvolver estratégias inovadoras. Tratar cada cliente como único.

DO it!: COMO GERE OS DESAFIOS DESTE CONTEXTO DOMINADO PELA INCERTEZA?

MR: Ser mãe, liderar e motivar pessoas neste contexto, gerindo uma empresa nova, não tem sido fácil. Acho que o principal tem sido conseguir estar próxima das pessoas. É fundamental estarmos com as pessoas, escutá-las, sermos cúmplices e solidários. O sentido de humor é determinante, bem como demonstrarmos às pessoas que sabemos ultrapassar a barreira criada pela câmara do computador, partilhando amizade. Isso tem exigido de mim muita resiliência, otimismo e capacidade de sentir o que vai na alma de cada pessoa.

DO it!: FALE-NOS DA SUA EQUIPA…

MR: Tenho uma equipa muito boa, da qual me orgulho. A pandemia tem reforçado a nossa relação. Entrámos na casa de todos nós. Apesar de poder ter havido invasão da nossa privacidade, este contexto teve muitos aspetos positivos na forma como interagimos e nos relacionamos. Conhecemo-nos agora muito melhor.

DO it!: QUAL É A MISSÃO DA X-PLORA?

MR: A X-Plora dedica-se à criação de guias multimédia imersivos. Usamos a localização do utilizador para lhe enviar informação contextualizada.

DO it!: COMO POR EXEMPLO?

MR: Se um visitante num museu estiver em frente a um quadro de Rembrant, a informação que recebe tem exclusivamente a ver com esse quadro. Através da nossa app também proporcionamos visitas virtuais a Cidades.

DO it!: E COMO SE DIFERENCIAM DA CONCORRêNCIA?

MR: Apostando na criatividade e no storytelling de experiências. Para além dos conteúdos, o nosso produto é desenvolvido por programadores próprios que utilizam tecnologias inovadoras.

DO it!: EXISTE ALGUM FACTO CURIOSO NO VOSSO PERCURSO…

MR: Sim! Quando procurávamos investidores para o projeto previmos que teríamos que bater a várias portas e realizar várias apresentaçõs até conseguirmos atrair quem acreditasse e investisse na X-Plora. Não foi assim! Logo no dia seguinte ao primeiro pitch com investidores, recebemos manifestação de interesse e, em muito pouco tempo, criaram-se as condições para o arranque do projeto. Esse sucesso no arranque deu-nos imensa força e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de estarmos à altura das expetativas.

DO it!: E QUAL É HOJE A VOSSA CONVICÇÃO?

MR: Acreditamos que o nosso projeto vai chegar a todo o mundo, pois o nosso produto possui um altíssimo grau de escalabidade. Já cobrimos muitos Museus, Cidades e até Estádios de Futebol. Sabia que foi a X-Plora quem produziu o Guia de Visita Virtual ao Estádio do SL Benfica?

DO it!: E QUAIS S O OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS?

MR: Ao nível da X-Plora, queremos ser um dos principais guias de referência ao nível mundial. Enquanto líder quero estar sempre junto da equipa, atrair e reter talento, num mercado escasso em programadores. Quero conseguir gerir o dia a dia da conceção de produtos e, ao mesmo tempo, cumprir os prazos de entrega ao cliente.

DO it!: O QUE MAIS A MOTIVA?

MR: A cara dos nossos clientes quando entregamos o produto e verificamos que superámos as suas expetativas. A minha paixão pelo que faço é um excelente elixir motivacional.

DO it!: COMO SE MANTÉM UP TO DATE?

MR: Leio muito, sou muito interessada em ouvir e partilhar. Gosto muito de explorar coisas novas. Às sexta-feiras na empresa todos temos que partilhar algo de novo. A curiosidade faz parte do ADN da X-Plora.

DO it!: E COMO MOTIVA A SUA EQUIPA?

MR: Estando próxima de todos. Respeitando a essência e a individualidade de cada um. Apoiando-os nos seus desafios pessoais e profissionais. Estimulando a criatividade e a inovação. Também é fundamental co-criar soluções, fomentar a cumplicidade e a adoção de práticas que permitam um equilíbrio físico e emocional saudável. Aconteceu um facto curioso comigo: ao termos considerado em equipa que a prática de desporto era importante para nos equilibrar, eu, que não tinha o hábito de fazer exercício físico, comecei a jogar ténis. Agora essa prática faz parte da minha vida. O atual contexto mostrou-me outras realidades que estão a contribuir para equilibrar e harmonizar muito melhor a minha vida e a da minha família. Hoje tenho muito mais lucidez sobre o que é importante para mim.

DO it!: DE QUE VALOR HUMANO NÃO ABDICA?

MR: A verdade, sem sombra de dúvida. E a consistência desde o que fazemos, pensamos e executamos.

DO it!: QUE MENSAGEM PRETENDE PASSAR À SUA EQUIPA?

MR: Que nunca deixem de ser curiosos. As pessoas que desistem de procurar são pessoas que estão a perder o fôlego. A curiosidade faz parte da nossa avaliação de desempenho.

DO it!: QUE MENSAGEM FORTE PASSA ÀS SUAS FILHAS?

MR: Que sejam fortes. Corajosas. Determinadas.

DO it!: ALGO QUE A MARCOU?

MR: Li recentemente um livro que me tocou imenso em que uma raposa pergunta a um menino: “Sentes que tens o copo meio cheio ou meio vazio?”. O menino responde: “Sinto que tenho sorte em ter um copo”. Adorei esta resposta! Na realidade, mais do que nunca temos que ser gratos. Temos o nosso copo…

DO it!: UM DESEJO. UMA AMBIÇÃO?

MR: Gostava de fazer voluntariado com as minhas filhas…

 

– Mafalda Ricca

X-Plora’s CEO.

 

(Published originally in DO it! Magazine, Number 38 / June, July and August edition)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Related Articles

Article: A curiosidade faz acontecer

“O que mais me motiva é a cara dos clientes quando verificam que superámos as suas expetativas” Com uma carreira de 15 anos dedicados às

Intro to X-Plora

X-Plora is a groundbreaking app. Being so, it’s not always easy to put in words what we can offer to venues. And since an image

Subscribe to our Newsletter

Contact us

Cais das Pedras Nº08, 3º Dir. Tras.
4050-465 Porto

hello@goxplora.com

+351 226 002 197

2020 © X-plora. All rights reserved | Privacy and Cookies Policy

Let's create your X-Plora